INÍCIO / BLOG / Franquias / Por que o mercado de franquias cresce tanto no Brasil?
31 de Dezembro

Por que o mercado de franquias cresce tanto no Brasil?

Existe uma fatia do mercado que continua crescendo, apesar das oscilações da economia. São as franquias, um modelo de negócio que segue em expansão no Brasil h&aa...

Existe uma fatia do mercado que continua crescendo, apesar das oscilações da economia. São as franquias, um modelo de negócio que segue em expansão no Brasil há pelo menos 20 anos, quando o censo do setor começou a ser realizado. Fique conosco para entender o que explica esse fenômeno.

Por que o franchising cresce no Brasil

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o Sebrae, monitora o desempenho das franquias trimestralmente. Embora haja oscilações, naturais em tempos de crise, os resultados costumam ser positivos.

Reportagem da revista Exame publicada em 2019 dá uma ideia desse panorama. Por exemplo, o texto explica que os serviços enfrentaram retração nos quatro anos anteriores à matéria. Porém, essa dificuldade afeta mais os negócios independentes. Quando se trata de franqueados, há crescimento não só no ramo de Serviços, mas também em Educação, Comunicação, Saúde e Beleza, entre outros.

Parte do sucesso se deve à natureza colaborativa do franchising. Ao se associar a uma marca conhecida, o empreendedor herda todo o know-how da companhia. Existem protocolos consolidados de atendimento e venda, bem como uma rede de apoio com colaboradores treinados.

Além disso, o nome forte da empresa atrai uma clientela cativa. Logo, a nova unidade não precisa investir muito tempo para formar uma base sólida de consumidores e, enfim, o retorno financeiro chega mais rápido.

Claro que a evolução das franquias no Brasil exigiu adaptações. Algumas delas foram a adequação do mix de produtos e a redução do espaço destinado a exposição e estoque. Com modelos enxutos, incluindo aí as franquias digitais e home based, os organizações puderam se reinventar e atingir novos públicos – mesmo nos momentos em que a população apresentava renda comprimida.

Números das franquias no Brasil

Dados da ABF apontam a existência de franquias em 2.504 municípios brasileiros, uma penetração de 45% do território nacional. Apenas no segundo trimestre de 2019, a média era de três novas lojas abertas por hora.

O setor de franchising responde por 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em acréscimo, cada unidade chega a empregar uma média de nove funcionários, estimulando o trabalho formal e a economia como um todo. São cerca de 1,36 milhão de empregos diretos.

No que diz respeito ao faturamento, houve um acréscimo de 6,8% em 2019, se comparado ao ano anterior. O valor da receita chegou a R$ 186,7 bilhões.

A ABF projetava um crescimento de 8% no mercado de franquias no Brasil em 2020. Cabe ressaltar que essa perspectiva era anterior à pandemia da Covid-19, então ainda não é possível calcular o real impacto do coronavírus nas franchisings.

Contudo, diante da solidez desse modelo de negócio, podemos crer que os franqueados sobreviverão a mais essa crise. Afinal, eles contam com a colaboração da matriz e têm mais suporte que os empresários independentes para ganhar escala.Gostou do artigo de hoje? 

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog da Immo Invest clicando aqui.

Compartilhe

Assine nossa newsletter